Começa hoje, a partir das 19h, a bola vai rolar para a disputa do Gauchão 2025. O campeonato organizado pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF chega com um novo formato de disputa, que promete trazer mais emoção para o Estadual. Entre as novidades desta edição, estão a divisão dos times em três grupos na primeira fase e a disputa de quadrangulares, que vão definir uma vaga na Copa do Brasil 2026 e os clubes rebaixados para o Gauchão Série A2 2026. O encerramento do Gauchão 2025 está previsto para o dia 16 de março.
O Gauchão será disputado por 12 clubes. Na primeira fase, as equipes foram divididas em três grupos. O Grupo A terá Grêmio, São José, Guarany e Avenida. Já o Grupo B contará com Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga. Por fim, Juventude, Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz compõem o Grupo C. Cada equipe disputará oito partidas na fase classificatória. Os adversários são os integrantes dos outros grupos. Times da mesma chave não podem se enfrentar. Os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado se classificam para as semifinais.
A competição não acaba para as equipes que não se classificarem para as semifinais. Os times que terminarem entre o quinto e o oitavo lugar disputam a Taça Farroupilha, que vai definir um representante na Copa do Brasil 2026. Já os clubes que ficarem entre a nona e a 12ª posição jogam um quadrangular que vai determinar os dois rebaixados para o Gauchão Série A2 2026. Por fim, as semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.
Pela primeira vez, o Gauchão contará com a presença do Árbitro de Vídeo – VAR em todos os jogos da competição.
Campeão do Gauchão Série A2 2024, o Monsoon disputará pela primeira vez a primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Fundado em novembro de 2021, o Trovão da Zona Sul está no Grupo C ao lado de Juventude, Brasil-Pel e São Luiz. O clube mandará seus jogos no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.
Atual heptacampeão, o Grêmio chega para o Gauchão 2025 com objetivo de manter a hegemonia estadual. Caso conquiste a taça, o Tricolor iguala o feito do Inter, que conquistou um octacampenato ao vencer entre os anos de 1969 e 1976.
Clique e confira a tabela.
Fonte: site FGF
Imagem: FGF